7 dicas para o seu negócio entrar no digital
A internet está cada dia mais presente na rotina do brasileiro. De acordo com um levantamento realizado pela Cuponation, o Brasil está entre os dois primeiros no ranking da população que fica mais tempo nas redes sociais, sendo em média mais de 3h30 por dia.
O público online utiliza das redes para se entreter, aprender, mas principalmente para buscar por serviços ou produtos pela internet. É através das redes sociais que as pessoas conhecem empresas, veem depoimentos e, por fim, se convencem da compra.
E o seu negócio, já está no digital?
Muitos empreendedores já entenderam a importância do ambiente online para o seu negócio, mas fica a pergunta: ter uma conta no Instagram é suficiente? Será que vale a pena ter um site? Esses são questionamentos comuns, uma vez que a internet é uma terra vasta de meios para divulgar a sua empresa.
Para te ajudar nessa missão, listamos 7 dicas para você entrar com a sua empresa no digital e aumentar sua visibilidade:
- Conheça o seu público
A melhor forma de se conectar com seu cliente em potencial é saber quais são seus gostos, preferências e medos. Ao conhecê-lo a fundo fica fácil saber onde ele se encontra e como se comunicar da melhor forma com ele.
- Pesquise as redes sociais mais adequadas
Cada rede social tem suas particularidades e seu público usual. Por isso, conhecer bem o seu cliente ajuda na tarefa de saber quais são as redes que ele mais utiliza.
- Aprenda como fazer o marketing da sua empresa
Fazer marketing não é apenas postar fotos nas redes sociais. É preciso entender o motivo pelo que se faz, qual linguagem será utilizada, quem é o seu público e como você pode ajudar seu cliente com o seu produto ou serviço.
- Tenha um site
Pode parecer antiquado, mas os sites ainda são muito úteis no que tange a encontrar e conhecer uma empresa na internet. É através dele que a empresa coloca seus dados, serviços, expõe sua história, depoimentos, valores e contatos, tudo isso com mais detalhes do que tem nas redes sociais.
- Foque na experiência do cliente
Mais importante que estar presente nas redes online, é oferecer uma boa experiência ao seu cliente. Um bom visual, respostas rápidas, conteúdos de valor são essenciais para que o seu cliente se sinta acolhido pelo seu negócio.
- Saiba analisar as métricas
Os números não mentem jamais e são eles que vão te mostrar se a sua estratégia na internet está funcionando ou não. Mas tome cuidado com as métricas de vaidade, como curtidas e visualizações, pois muito mais importante é como seu cliente se relaciona com a sua marca, sendo participando do que você compartilha, comprando ou, ainda, divulgando o seu negócio.
- Tenha um Certificado Digital
O Certificado Digital é a sua identidade virtual que permite identificar e representar uma pessoa ou empresa na internet. Com ele é possível assinar documentos e contratos digitalmente de forma rápida e eficiente, com validade jurídica e garantia de integridade.
A utilização da internet é essencial para os negócios e, por isso, as empresas devem investir e priorizar essas iniciativas, uma vez que o público e os processos se encontram cada vez mais online. Essas práticas se tornaram fundamentais para manter a relevância e presença das empresas, objetivando sempre o aumento da capacidade de inovar, sustentabilidade nas transações e oferecimento de produtos e serviços digitalmente.