Certificados Digitais A1 e A3: qual a diferença?
O Certificado Digital tem se popularizado pela agilidade, facilidade e segurança que traz à realização de transações, que podem ser feitas de qualquer lugar com apenas um computador, smartphone ou tablet. Mas fica a dúvida: qual Certificado Digital escolher, o A1 ou A3?
A principal diferença entre os Certificados A1 e A3 é a geração e o armazenamento das chaves criptográficas (arquivo digital, token, cartão ou nuvem).
Certificado A1
- Conhecido como “Certificado em Arquivo”, é emitido e armazenado em computador, podendo ser utilizado com facilidade em vários computadores.
- Costuma ser muito usado em atividades corriqueiras que necessitem de assinaturas digitais, como a emissão de notas fiscais.
- Este possui validade padrão de 1 ano, ou seja, 12 meses.
Certificado A3
- Este Certificado também pode ser utilizado em múltiplas máquinas e, pelo fato de ficar alocado em uma mídia física externa criptografada (token, cartão ou nuvem – o Bird ID), é o 1º colocado em proteção de dados!
- O acesso ao Certificado é, obrigatoriamente, protegido por uma senha ou dois fatores de autenticação – na nuvem. Para utilizá-lo o usuário precisa inserir sua senha sempre que for realizar uma transação, garantindo, assim, que todas as suas informações permaneçam seguras após o uso.
- Sua validade pode variar entre 1, 2 e 3 anos
Vale lembrar que ambos Certificados possuem total segurança com a tecnologia de criptografia por trás dos seus sistemas.
A escolha deve ser feita considerando a sua rotina, a frequência de utilização, bem como a necessidade de portabilidade da Certificação Digital.
Faça o seu Certificado Digital e tenha mais comodidade e segurança na sua vida ou empresa.