Cibersegurança – Como começar a implementar na sua empresa
Com o avanço da tecnologia e com o mundo virtual cada vez mais presente em nossas vidas, a importância de se proteger de ataques cibernéticos se torna cada vez maior.
Quase tudo hoje funciona com a ajuda da tecnologia: as formas de comprar, vender, gerenciar e até se relacionar com um produto ou serviço. E, com isso, crescem os riscos com os grupos de criminosos que se especializaram, justamente, em roubar, invadir e expor seus dados.
Por isso, vamos te mostrar como implementar cibersegurança na sua empresa, para que você possa proteger seus sistemas de possíveis ataques que podem prejudicar e muito o seu negócio.
O que é Cibersegurança?
A Cibersegurança é uma parte da Segurança da Informação. É a área que trabalha para prevenir e proteger o seus sistemas como computadores, dispositivos móveis, servidores, sistemas digitais, entre outros, de possíveis ataques e ameaças cibernéticas.
Uma pesquisa encomendada pela Microsoft, de percepção de riscos cibernéticos na américa latina em tempos de pandemia, apontou que pelo baixo investimento em cibersegurança, 30% das companhias registraram ataques de malware, phishing e aplicativos web. Com o vazamento, empresas e clientes acabam sendo comprometidos.
Um exemplo de ataque cibernético famoso em 2020 no Brasil, foi a invasão ao STJ – Supremo Tribunal de Justiça. O tipo da invasão foi a Ramsomware, que acontece quando os criminosos roubam dados sigilosos muito importantes e exigem pagamento para liberá-los.
Conheça alguns desses ataques cibernéticos abaixo:
- Trojans
Disfarçados de algum programa, download de ferramenta gratuita ou algo que seja muito atrativo aos olhos do usuário, eles roubam informações de conta bancária, de jogos onlines e até de aplicativos do google play ou apple pay. - Ransomwares
É um dos ataques mais conhecidos pelos “crackers”. Eles sequestram seus dados por meio de criptografias e pedem o resgate em bitcoins. - Phishings
Eles funcionam como iscas para te atrair para campanhas falsas. Ao clicar no link falso, você já pode ser vítima do golpe e ter seus dados ou dinheiro roubado.
Como começar a implementar a cibersegurança?
Certificado Digital
Uma das melhores formas de iniciar uma boa política de proteção de dados na sua empresa é adquirindo um Certificado Digital. Ele funciona como uma identidade eletrônica segura de uma pessoa ou empresa.
Este documento eletrônico pode ser armazenado em uma mídia eletrônica e é a forma mais segura de fazer transações online. O Certificado Digital te permite realizar assinaturas digitais, que são um dos métodos mais importantes da cibersegurança. Com elas, é possível ter mais credibilidade e legibilidade sobre a pessoa que assina o documento, trazendo mais confiabilidade dentro e fora do negócio.
O motivo de ser tão seguro é que o Certificado Digital é gerado por uma terceira parte confiável, uma Autoridade Certificadora. Ela associará você ou sua empresa a um par de chaves criptográficas.
Você pode fazer o seu Certificado Digital clicando aqui.
Faça Backups. Sempre.
Parece ser simples, mas fazer backup pode salvar a sua empresa. No caso de ataques e perda de dados importantes, você pode resgatar tudo com as cópias de segurança que um sistema de backup oferece.
Esses dados devem ser guardados em um ambiente fora da rede da empresa. O armazenamento em nuvem é a solução mais moderna para se proteger e não correr risco de perder seus dados de forma permanente.
Conscientize a equipe
Uma empresa é formada por pessoas. E se essas pessoas não estiverem engajadas e motivadas a manter um ambiente cibernético seguro, sua empresa nunca conseguirá estabelecer uma cultura de Segurança adequada e que funciona.
A maioria dos ataques cibernéticos estão direcionados à pessoas. Os criminosos utilizam técnicas de engenharia social para fazer com que a vítima seja uma presa mais fácil para eles. Por isso, para a sua empresa, o custo de manter um colaborador vulnerável a esses ataques pode ser muito alto.
Por isso, exponha o risco e vulnerabilidades existentes dentro do ambiente virtual e do ambiente a sua estrutura. Ensine a equipe a identificar os tipos de golpes cibernéticos, como eles agem e mostre sempre como as escolhas das pessoas podem impactar a organização.
Elabore um treinamento de conscientização com foco em problemas reais, ilustrando as situações e até simulando, se possível. E, principalmente, mantenha a consistência em mostrar para os colaboradores sobre a importância da cibersegurança. Isso porque os ataques podem mudar com o tempo e se aperfeiçoar cada vez mais e todos precisam estar sempre preparados e conscientes de que eles existem ainda.