Por que fazer o backup do seu Certificado Digital A1?
O Certificado Digital A1 é instalado e armazenado diretamente em um computador e como até mesmo as máquinas mais novas e atualizadas podem apresentar falhas e problemas, interromper suas operações de repente ou serem afetados por vírus, danificando os dados, é aconselhável realizar uma cópia de segurança para que o arquivo do certificado possa ser recuperado em casos de perda ou exclusão do arquivo, formatação do computador ou furto da máquina que está armazenado o certificado.
Essa relevância é ainda maior uma vez que, em caso de perda do arquivo do certificado, não havendo backup, será preciso adquirir um novo certificado digital, realizando um novo pagamento, visto que a certificadora não pode possuir cópia do seu certificado. Você, também, pode requerer o N+ caso tenha emitido o seu certificado digital a partir de maio de 2022.
Essa cópia de segurança, além de simples de ser feita, pode ser guardada em diferentes meios, como pendrives, HD’s externos ou servidores remotos, conhecidos como “nuvem”.
Como fazer o backup do seu Certificado A1:
- Instale o seu certificado digital A1 no computador que irá utilizar;
- Clique no menu Iniciar e no campo de pesquisa, digite pfx (nome que foi emitido o certificado), ex: pfx João
- Clique no certificado e, em seguida, clique em Avançar 2x
- Coloque a senha do seu certificado, selecione a opção Marcar essa chave como exportável e clique em Avançar
- Clique novamente em Avançar e Concluir.
- Clique novamente no menu Iniciar e no campo de pesquisa, digite Opções de Internet;
- Ao abrir a caixa de propriedades, clique em Conteúdo e, em seguida, em Certificados;
- Selecione na lista o certificado que irá realizar o backup e clique em Exportar… e depois em Avançar;
- Marque a caixa Sim, exportar a chave privada e depois em Avançar
- Marque o item Troca de informações pessoais – PKCS nº 12 (.PFX,.P12) e selecione as seguintes opções:
- Incluir todos os certificados no caminho de certificação, se possível e
- Exportar todas as propriedades estendidas.
- Em seguida, clique em Avançar;
- Marque a caixa Senha e defina uma senha para o arquivo de backup, confirme e clique novamente em Avançar;
Atenção: Essa senha será utilizada na instalação do certificado digital a partir do arquivo.
- Clique em Procurar… para escolher o local onde o backup do certificado será salvo;
- Digite um nome para o arquivo de backup. Em seguida, clique em Salvar.
- De volta à tela com o campo nome do arquivo preenchido, clique em Avançar.
- Por fim, clique em Concluir e pronto!
O backup do seu certificado digital está feito e o arquivo já está salvo no local que você escolheu!
Agora basta enviar esse arquivo que foi gerado para o seu pendrive, HD externo, por e-mail, seu servidor remoto – em nuvem - ou transferir para o computador o qual será instalado o seu certificado digital A1. Na nova máquina, será necessário executar o arquivo seguindo as instruções do instalador para utilizar o certificado.
Vale ressaltar que, se a máquina onde estava o certificado tiver sido formatada, não será possível recuperar o seu certificado digital.
Assim, torna-se evidente que com a vulnerabilidade das máquinas, até as mais atualizadas, é altamente recomendável criar uma cópia de segurança do seu certificado digital A1, visando assegurar a recuperação e preservação da acessibilidade nos casos de perda ou exclusão do computador principal, sempre prezando pela segurança das suas transações online.