Senhas PIN e PUK: O que são e como utilizá-las no seu Certificado Digital?
O Certificado Digital é o documento eletrônico que funciona como uma carteira de identidade virtual, permitindo identificar e representar uma empresa ou pessoa na internet, através de um par de chaves criptográficas (uma pública e outra privada) usadas para reforçar a integridade das informações nele contidas.
Para garantir essa segurança no Certificado Digital do modelo A3, que é aquele gerado e armazenado diretamente em uma mídia criptográfica (token ou smartcard), são utilizadas as senhas PIN e PUK.
Mas do que se tratam essas siglas PIN e PUK?
O que são PIN e PUK?
Quando uma pessoa adquire um Certificado Digital A3, nos formatos token ou smartcard, ela recebe duas importantes informações: as senhas PIN e PUK.
O PIN (Personal Identification Number ou, em português, Número Pessoal de Identificação) representa a senha pessoal para acessar o Certificado Digital. Em cada utilização do Certificado é solicitada esta senha PIN.
Já o PUK (PIN Unlock Key, traduzida como Chave de Desbloqueio do PIN) é o código que deve ser utilizado para desbloquear o Certificado Digital quando, por algum motivo, o PIN estiver bloqueado.
Quando utilizar as senhas PIN e PUK?
A senha PIN deverá ser inserida toda vez que for utilizar o Certificado Digital, seja pra assinar algum documento, acessar sites e portarias públicas (como o da Receita Federal), entre outros. Por ser a senha de acesso ao seu Certificado, ela é pessoal, intransferível e de exclusiva responsabilidade de seu titular.
A senha PIN deve ser trocada do padrão recebido para uma senha pessoal, de sua preferência, garantindo que as suas credenciais eletrônicas não sejam utilizadas por terceiros, mesmo que o seu Certificado seja perdido ou roubado.
Assim, para a definição de um novo PIN, você deve:
- evitar combinações de números muito simples, como a sua data de nascimento, números sequenciais, números repetidos etc.;
- utilizar combinações longas, contendo entre oito e 12 dígitos;
- pensar em combinações que são fáceis de lembrar, mas difíceis de adivinhar.
Não é aconselhável que a senha PUK seja modificada, pois se ela for esquecida ou perdida e haja a necessidade de sua utilização, não será possível recuperar a senha PIN. Isso, por sua vez, resultará na perda do Certificado Digital, que deverá ser revogado e reemitido.
O que fazer em caso de esquecimento do PIN ou PUK?
Se, eventualmente, você esquecer, não conseguir encontrar sua senha PIN ou digitá-la incorretamente 3 (três) vezes – o que bloqueará seu Certificado – você poderá utilizar a senha PUK para desbloqueá-la e cadastrar uma nova senha.
Caso você não tenha acesso ao PUK ou tenha inserido ele incorretamente 3 (três) vezes, a mídia será bloqueada e o Certificado Digital será perdido em caráter definitivo, devendo solicitar a revogação do seu Certificado e a emissão de um novo.
Vale lembrar que, caso você não tenha recebido a sua senha PIN e PUK juntamente da sua mídia criptográfica, é possível ter acesso a elas entrando em contato com o suporte da Nosso Certificado.
Sendo assim, para garantir a segurança dos Certificados Digitais nos modelos A3, gerados e armazenados em mídias criptográficas, são disponibilizadas as senhas PIN e PUK, usadas na utilização do Certificado e recuperação, caso necessário. Para isso, é preciso sempre ter cuidado com a senha PIN escolhida e com a senha PUK para não necessitar a revogação e emissão de um novo Certificado.
Ainda não tem o seu Certificado?
Fale com a nossa rede credenciada ou entre em contato com a gente para emitir o seu Certificado Digital.