Você conhece todas as etapas da emissão de um Certificado Digital?
Para que o Certificado seja emitido com segurança e continue garantindo integridade e confiança, o cliente e seus dados passam por uma sequência de etapas e protocolos rígidos.
O AGR é um agente crucial na emissão, sendo responsável pelo atendimento do cliente, solicitação do Certificado Digital escolhido, conferência das documentações, montagem do dossiê e assistência após a emissão.
Mas você sabia que o AGR não é o único Agente envolvido nesse processo?
Antes do Certificado ser oficialmente emitido, esse dossiê montado pelo AGR é encaminhado para uma segunda validação humana por um Agente Verificador, afim de validar integridade das informações e manter a segurança e não-repudio da Certificação Digital.
Conheça as 5 etapas da verificação:
Primeiramente, ocorre a triagem, que é o momento de entrega da documentação e a conferência dos dados do cliente. Depois, acontece a validação que consiste na conferência da documentação, assinatura do termo de titularidade e na coleta da digital do cliente, sendo essa coleta uma determinação obrigatória do ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação. Vale lembrar que essas duas primeiras etapas são de total responsabilidade do AGR que está fazendo o atendimento, devendo sempre ter a devida atenção, bem como seguir as diretrizes previstas no MPO – Manual de Procedimentos de Operações.
Em um segundo momento, o agente verificador irá conferir a documentação enviada, garantindo a prevenção de possíveis erros humanos na checagem, antes que o Certificado Digital seja, enfim, aprovado. Caso haja alguma documentação faltante/incompleta, nossa central de verificação notificará as atualizações que precisam ser feitas. Essa etapa é de extrema importância uma vez que assegura a integridade do processo de emissão do Certificado.
Confira abaixo cada parte dessa etapa tão essencial:
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Por fim, aprovado o processo, o Certificado Digital é emitido ao cliente na mídia escolhida no ato da compra ou é enviado um e-mail com instruções para o download no computador do cliente. Após esta emissão, o cliente pode alterar a senha e ocorre um teste de funcionamento, garantindo a sua identidade.
É importante ressaltar que os Certificados emitidos em nome do cliente não podem, de forma alguma, ter o download feito na máquina do AGR – Agente de Registro. Periodicamente é realizado uma auditoria onde é possível identificar se o IP do computador usado na emissão é o mesmo IP onde foi realizado o primeiro download do Certificado Digital.
Sendo assim, é fácil perceber que a emissão dos Certificados Digitais comporta fases com nuances de extrema importância e que a verificação, apesar de simples, deve ser tratada com atenção, uma vez que é a etapa que assegura a validade jurídica do Certificado.